terça-feira, 16 de março de 2010

Trânsito cão

Avenida Gustavo Paiva e o trânsito lento no novo semáforo.

Andar em Maceió está virando um tormento. Não tem quem aguente esse congestionamento. Dirigir é um estresse. É carro atrás de carro. Fila atrás de fila. Buzinas e mais buzinas, sem falar nas barbeiragens dos apresados que querem chegar primeiro a todo custo e para isso passam por cima de quem está pela frente. O trânsito não flui, engatinha lento.


Está virando um desafio chegar no horário dos compromissos. Pela manhã então, é terrível. E o pior de tudo é que não temos por onde escapar. Se decidirmos chegar ao Centro pela Fernandes Lima, separe uma boa música, relaxe, tire os sapatos e prepare para trabalhar a paciência. Se for pegar pelo Barro Duro não pense que será diferente!!! É o trânsito parado do mesmo jeito.


Nos últimos dias tenho tido experiências terríveis com o trânsito, de tirar do sério qualquer um. Tudo isso por que venho lutando para conseguir chegar no horário do trabalho, e não pensem que isso acontece por relaxamento da minha parte, que não é!!! Há alguns anos conseguíamos chegar da Serraria a parte baixa da cidade em 15 minutos. Hoje, se você for arriscar fazer isso tenha certeza, se tiver horário marcado vai chegar atrasado. Afirmo isso com todo conhecimento de causa.


Costumava sair faltando 15 minutos para o meu horário, mas de repente comecei a perceber que não estava dando mais tempo. Mudei meu horário acreditando que seria diferente. Piorou. Passo 40 minutos para conseguir me deslocar de casa para a redação. Um verdadeiro exercício de tolerância.


Já não sou uma pessoa muito tranquila, e é fato que durante o percurso vou me irritando. É a quantidade de carro, os semáforos fechados, as motos, as bicicletas, carroças, um verdadeiro caos. Então comecei a pensar o que está acontecendo com a nossa cidade? Tudo bem que ela está crescendo e é natural que o número de carros aumente. Mas, o que fazer? É preciso vias alternativas urgentes, o trânsito não flui mais.


Para completar o nosso planejamento de trânsito deixa muito a desejar. Não sei se alguém já teve a curiosidade de contar a quantidade de semáforos durante seu percurso mais rotineiro: eu tive. No meu Serraria – Barro Duro – Mangabeiras tenho que me deparar com simplesmente, dezesseis sinais de trânsito em menos de dez quilômetros percorrido. E na última semana foi instalado mais um, que apesar da presença constante dos guardas o congestionamento dobrou, triplicou.


É um verdadeiro desafio chegar ao trabalho. Uma guerra de nervos. É necessário muita paciência com o para – para. Sem contar nos trancões que levamos das carroças em plena Ladeira do Óleo, das motos que cortam sem nenhum respeito as leis de trânsito no Barro Duro e dos ciclistas que competem com os carros espaço em plena Avenida Gustavo Paiva, em Mangabeiras.


Acho que estamos chegando perto de um colapso. Senão for feito algo urgente, em breve estaremos sendo obrigados a viver o rodízio de carros que as grandes capitais do país já vivem!!! VALE O ALERTA!!!

2 comentários:

  1. Calma, Cor-de-Rosa. No stress!! Vc diz que tem enfrentado carros e mais carros, motos, carroças, semáforos fechados... Normal. Merda é você ter que fazer o maior malabarismo para conseguir chegar em casa, desviando de ruas interditadas, sem o menor planejamento.
    Aqui na Ponta Verde/Jatiúca, há mais de ano está o maior inferno. O tal do saneamento que não termina nunca, deixa tudo que é rua esburacada. Parece a cara daquele seu amigo do palácio de vidro. Tem rua aqui, que era mão única e virou zona.
    Hoje, fiquei uns 20 minutos esperando que um caminhão da Limpel recolhesse uns containers de uma obras na Sandoval Arroxelas. Sabe a hora que foram fazer esse serviço? Meio-dia. Isso, bem próximo do COC, horário de trânsito intenso por causa da saída das crianças da escola... Dá prá tu? Tem mais é que ter paciência, viu, Layrinha? As coisas, só vão piorar. Aqui, infelizmente, sempre pioram. Quem mandou nascer em Alagoas?!
    Bjoks,

    S.

    ResponderExcluir
  2. trânsito de Maceió está semelhante ao caótico de são paulo, falta pouco para ficar idêntico!!

    ResponderExcluir