segunda-feira, 5 de abril de 2010

Efeitos colaterais?


Hoje teve inicio mais uma etapa da vacinação contra o H1N1. Chegou a vez da minha faixa etária. Já me imunizei. Fui fazer matéria sobre o início para mais um grupo, entrei na fila e recebi a dose da vacina contra a GRIPE A.

Não vou negar que a ansiedade fez parte de todo o percurso até receber a dose. Detesto injeção. Morro de medo. Pense na careta a cada proximidade da seringa e quando senti a furada... Ai, meu Deus... Não doeu. Apenas aquele ardor comum de injeção.

Depois que recebi a dose fui fazer minha campanha para os demais se vacinar. O mais engraçado e que existem pessoas com medo da vacina. Tudo por que existe o mito do novo. Temor pelos efeitos colaterais. Isso, graças a e-mails ridículos que circulam pela Internet. Acreditem, encontrei gente inteligente, instruída, que está morrendo de receio da vacina.

Esses e-mails pedem que a população não se vacinem e corram o risco de contrair a GRIPE SUINA, GRIPE A, ou H1N1 como é conhecido o vírus. Diz que as doses tem grande quantidade de mercúrio e óleo de esqualeno, substâncias altamente tóxicas, e que fazem com que as hemácias tenham uma queda brusca, prejudicando rapidamente o organismo.

Curiosa que sou e como tenho feito várias matérias sobre a vacina fui procurar saber quais os efeitos que essa vacinação tem causado, já que não somos os primeiros a recebê-la. Nunca tinha ouvido ninguém comentar que ficou acabado ou passou mal depois da imunização. Então, em vários sites, especialistas orientam sobre a necessidade da vacinação e pedem que a população se imunize.

Na última avaliação feita pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em dezembro do ano passado, os efeitos provocados pela dose não passam de reações leves: dores locais, febre baixa, dores musculares, que passam em torno de 48 horas. Agora que estou vacinada posso falar, estou sentindo apenas o braço um pouco dolorido e só. A dor não chega nem perto a sentida pelas doses da vacina de tétano.

Hoje deixo para vocês a dica dos locais de vacinação. Vale a pena ir. É melhor não correr o risco!!! Jovens, para se imunizar é necessária a apresentação do documento de identidade com foto.

PONTOS DE VACINAÇÃO:

Hiper Bompreço Jatiúca; GBarbosa Praia; Hiper Bompreço Gruta; Bompreço Farol; GBarbosa Serraria; Shopping Pátio Maceió; Carajás construções; Droga C (Bomba do Gonzaga); Cerest (Principal do Conjunto Santo Eduardo); Cesta de Alimento (Tabuleiro) e; Supermercado Todo Dia (Clima Bom).Além dos postos, do 2º Centro de Saúde (Praça da Maravilha); 1º Centro de Saúde (Levada); Unidade de Saúde Roland Simon (Vergel); Unidade de Saúde São Vicente de Paulo (Pinheiro); Unidade de Saúde da Pitanguinha (Pitanguinha); PAM Bebedouro (Bebedouro); Unidade de Saúde Geraldo Melo (Bom Parto);Unidade de Saúde João Paulo II (Jacintinho); Unidade de Saúde José Tenório (Serraria) e Unidade de Saúde Paulo Leal (Feitosa); Unidade de Saúde Hamilton Falcão (Benedito Bentes 1); Unidade de Saúde Aliomar Lins (Passaredo/Benedito Bentes 2); Unidade de Saúde Arthur Ramos (Henrique Equelman); Unidade de Saúde Tereza Barbosa (Eustáquio Gomes de Melo 1); Unidade de Saúde Ib Gatto (Tabuleiro do Martins); Unidade de Saúde Djalma Loureiro (Clima Bom); Unidade de Saúde Graciliano Ramos (Conjunto Graciliano Ramos);Unidade de Saúde Pimentel Amorim (Salvador Lyra) e Unidade de Saúde João Macário (antigo Sônia Born, no Santos Dumont).

Nenhum comentário:

Postar um comentário