terça-feira, 25 de maio de 2010

A fumaceira do Lixão...

Olha a fumaceira do Lixão. Foto de hoje a tarde.

Desde o último domingo o Lixão de Maceió está pegando fogo. Apesar dele já está desativado continua presente com sua montanha de dejetos, vista de vários pontos da cidade. Mesmo com o aterro sanitário, construído longe dos olhos do maceioense, os transtornos do lixão continuam.


Para quem pensou que aquela montanha de lixo ficaria ali quietinha, se enganou. O fogo provocado provavelmente pelos gazes, gerou uma combustão espontânea. As chamas não são vistas a distância, mas uma fumaça preta, forte, anda se espalhando por toda a parte alta da cidade e acredito que na baixa também. Está impossível essa fumaça.


Pelo dia a luz ajuda a ver melhor a rua, mas pela noite dirigir merece um cuidado especial. No domingo estava terrível, uma nevoa que se espalhava por todo o Barro Duro. Pensei que fosse qualquer outra coisa, menos um incêndio vindo do lixão. Só na segunda-feira, quando passava para ir ao O JORNAL foi que me dei conta da fumaceira vinda de lá.


Acredito que essa fumaça seja tóxica e está fazendo mal as pessoas e ao meio ambiente. Não sei como aquele pessoal que mora no Sítio São Jorge aguenta viver naquele local, onde o odor do lixo e trocado algumas vezes pela da fumaceira como está acontecendo agora. Tenho certeza que muitos tem problemas respiratórios.


Para completar todos se calam. Ainda não ouvi uma manifestação se quer dos órgãos ambientais ou dos Ministérios Públicos Estaduais e Federais questionando aquela bagaceira que está acontecendo com o lixão. Já ouvi dizer que as chamas não tem como serem contidas, pois começam por baixo da montanha de lixo. Porém não é possível que não exista outra solução.


O que está acontecendo com o lixão é absurdo e atinge a toda a sociedade.

2 comentários:

  1. Menina domingo não tinha quem suportasse a fumaça, triste. ai eu pergunto Kd o ciço...kkkkk
    Beijos te amo
    Mamy...

    ResponderExcluir
  2. Lembrei de quando voltei para O JORNAL e tinha uma repórter novata, que eu não conhecia. Ela foi fazer uma matéria sobre um incêndio no lixão. Buscou como fonte alguém que conhecia sobre os gases que se formam sob aquela montanha de lixo e da forma como se dava a comnbustão. Então, fez uma matéria bem redondinha... Queria lembrar o nome daquela repórter. A fonte dela, salvo engano, tabalhava na Algás...

    ResponderExcluir