terça-feira, 1 de junho de 2010

Ai como é bom o São Joãooo...

Foto internet

“A fogueira está queimando em homenagem a São João... O forró já começou, vamos gente, arrasta pé nesse salão...” E junho chegou e com ele a minha temporada de festas preferidas. Apesar de hoje em dia, não aproveitá-la tanto quando já aproveitei um dia continuo adorando essa época do ano.


Gosto das músicas, das danças, das comidas típicas, da quadrilha, do colorido da festa, de tudo. Chega junho o coração já começa a bater diferente. Já, começo a planejar os shows que quero ir, e são tantos. Mas, nem sempre consigo fazer isso, principalmente graças ao corre-corre de trabalho. Como não temos mais a tradição dos palhoções e as cidades do interior preferem colocar os melhores shows durante a semana, fica difícil conseguir diversão.


As comemorações juninas mudaram. Não existe mais as brincadeiras nas ruas, apenas os grandes shows e para isso é preciso andar um pouco, pegar a estrada. Gosto desse tipo de festa, mas adoro uma boa quadrilha junina, cercada por fogueira e comidas típicas, sem falar no tradicional forró de Luiz Gonzaga, cantado pelo trio de zabumba, sanfona e triângulo.


Sem dúvida, alguns dos melhores momentos da minha vida, vivi durante o São João e eles são inesquecíveis. Guardo todas as boas lembranças e olhe que são muitas. Lembro-me das brincadeiras quando criança em torno da fogueira, dos inúmeros fogos soltados com meus irmãos, primos e tio; descascando milho na casa da minha avó, para a comilança e depois brincando com a boneca de milho, com a espiga que vinha grudada.


Além, das inúmeras vezes que dormi no carro esperando meus pais fecharem a barraca que tinham no palhoção da Serraria; das minhas traquinagens de adolescente; das superstições feitas nas vésperas dos dias dos sãos João,Pedro e Santo Antônio, quando adolescente; dos paqueras, dos shows de forró; das danças, da músicas, ah como gosto dessa musicalidade.


Mas, só para completar as minhas histórias nessa época do ano, eu tinha que encontrar meu príncipe encantado em pleno São João. E foi isso que aconteceu, comecei a namorar com Luiz, durante as comemorações juninas na cidade de São Miguel dos Campos, exatamente no dia 27 de junho de 2005. Foi tão bom.


O mais interessante é que tudo continua armazenado em meu coração. Todos aqueles momentos continuam vivos, basta fechar os olhos, que consigo vivenciá-los. Por tudo isso e mais um pouco que adoro junho... E viva a São Joãoooo...

2 comentários:

  1. Como sempre faço todos os dias... passei por aqui hj! E tb um filme passou pela minha cabeça! Amo São João! Bjão e vc deveria postar todos os dias! rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Amor, a vida é realmente um encontro e coincidências. Também tenho importantes momentos vivenciados e inumeras recordações dessa época de festas juninas. E voce sabe quantos. Beijos
    Mamy..

    ResponderExcluir