domingo, 6 de junho de 2010

O Zé Gotinha virou desenho

Zé Gotinha e Simoni!!! Na época ela ainda fazia sucesso.

Quem não lembra do Zé Gotinha? Pelo menos todos aqueles que eram crianças na década de 80 tem esse personagem na lembrança. Estava assistindo hoje a nova propaganda convocando para a vacinação da poliomielite, quando me deparei com a versão 2010 do personagem. Para as crianças da era digital é claro que ele tinha que ser em forma de desenho.


O bicho se mexe, dança, sorri e mesmo sem dizer se quer uma palavra, convoca a criançada para a vacinação. Na minha época, num passado não tão distante – tenho que defender a idade é claro, já que só tenho 26 aninhos - ele era bem diferente. Lembro dele com o cabeção e o corpinho barrigudo.


Diferente dessa nova versão o meu Zé Gotinha aparecia na propaganda, feita muitas vezes com os artistas infantis que faziam e aconteciam nos anos 80, inerte. O sorriso era aquele já pronto, preso na roupa. Mesmo assim, tenho certeza que assim como eu, várias crianças do meu tempo foram se vacinar na expectativa de encontrá-lo no posto e sem reclamar.


Ver essa propaganda lembrou-me a infância. Aproveito essa lembrança para reforçar a importância da vacinação contra polio ou a paralisia infantil como é mais conhecida a doença. A campanha acontece no próximo sábado em todo o país. Aqui em Alagoas já está tudo pronto.


A expectativa do Estado é vacinar 340.890 mil crianças de zero a cinco anos, mesmo que o menor tenha se vacinado recentemente, tem que ser imunizado de novo. A primeira dose acontece agora no próximo dia 12 de junho e a segunda em agosto. Pais, tios, avós, primos, madrinhas e padrinhos não esqueçam de vacinar suas crianças. O Brasil está sem a doença há 20 anos e vamos deixá-la bem longe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário