sexta-feira, 16 de julho de 2010

Obrigatoriedade do diploma deve ser votada ainda esse ano

Essa semana a proposta de Emenda Constitucional que determina a obrigatoriedade do diploma de jornalismo foi aprovada pela comissão especial da Câmara dos Deputados. Agora é esperar e torcer para que a PEC 386/09 seja aprovada pelos Deputados Federais.

Tenho certeza que assim como eu, a categoria toda espera com ansiedade essa aprovação e que o nosso diploma volte a ser cobrado para o exercício do jornalismo. Sou uma defensora da educação e do ensino superior. Acredito que para o bom exercício de qualquer atividade é necessário uma qualificação e a universidade nos habilita para isso (quando sabemos aproveitar o conhecimento).

A “queda do diploma” foi uma grande decepção para os jornalistas que decidiram estudar para ter uma profissão e até hoje está entalada na garganta de todos. Saber que o “valor” dos seus quatro anos de estudos não representou nada para os senhores ministros do Supremo Tribunal Federal, doeu bastante, principalmente no ego, já que pelo menos eu, me orgulho muito da minha escolha.

Agora o clima é de expectativa. A PEC deverá passar ainda este ano por uma votação em dois turnos na Câmara dos Deputados, para seguir, caso seja aprovada, para o Senado. Eu espero em breve poder voltar a dizer que para ser jornalista é preciso muito mais do que simplesmente escrever bem, fotografar bem e falar bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário