quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Jangada acessível: uma idéia legal...


Um dos mais bonitos cartões postais de Alagoas está acessível para todos. Esse ano, o passeio pelas piscinas naturais de Pajuçara ganhou duas jangadas, feitas especialmente para transportar portadores de deficiência física e mobilidade reduzida. O sonho de entrar no mar se tornou realidade para muitos que não se sentiam seguros na jangada normal.

No último mês de agosto foi lançada a segunda jangada acessível e a previsão é que até o final do uma terceira fique pronta. As jangadas que foram batizadas como Acessibilidades I e II são mais largas do que as tradicionais. Elas tem 6,45m de comprimento e 1,98m de largura e pode comportar até seis pessoas, sendo duas utilizando cadeiras.

Para completar as cadeiras e o espaço para os cadeirantes ficam seguros por uma cancela, que deixa as viagens de jangadas mais estabilizadas. Sem contar que para o cadeirante ter acesso a jangada ele passa por uma esteira de bambu e depois é levado pelos jangadeiros, que receberam treinamento na Adefal de como transportar de forma correta um cadeirante.

Eu achei a idéia sensacional. Poder proporcionar aos deficientes físicos e pessoas com pouco mobilidade esse tipo de atividade é incrível. Sabemos bem dos problemas enfrentados por eles, numa cidade com pouca opção e despreparada para atender suas necessidades.

A criação dessa jangada é mais uma prova que idéias criativas podem fazer a diferença na vida de muitos... Sem contar que é importante que o Poder Público pare e analise idéias como esta, para promover uma cidade mais justa e equiparada para todos. Afinal, somos todos cidadãos e pagamos nossos impostos.

Ah, indico o Passeio para as piscinas naturais a todos. O lugar é lindo e mágico. Ver a orla de Maceió de dentro do mar é simplesmente fantástico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário